Orçamento
Solicite um orçamento do produto desejado
contato@ecobela.com.br
Solicite um orçamento do produto desejado
contato@ecobela.com.br
Embalagens ecológicamente corretas você encontra na Ecobela
11.4330-9490 | 11.4330-7183
contato@ecobela.com.br
Oxi-Biodegradável / Biodegradável
ECOBELA EMBALAGENS PLÁSTICAS LTDA.
Somos uma Empresa 100% Brasileira, e fabricamos nossos produtos com material reciclado. Isso possibilita a retirada do plástico do meio ambiente ou áreas de descarte e contribui para a inclusão social e diminuição da poluição ambiental.
Atualmente, temos como meta a convergência de toda a nossa produção para o plástico Óxi-Biodegradável / Biodegradável (reciclado).
Contudo, sabemos que existe hoje em dia muita controvérsia sobre o uso do plástico, seja o tradicional ou biodegradável, do ponto de vista do material propriamente dito e suas relações com o meio ambiente. Isso pode gerar confusão principalmente quando a ECOBELA, uma empresa brasileira produtora de plástico, afirma preocupar-se com o desenvolvimento sustentável, com o Ser Humano e com a Natureza.
Para ajudar a esclarecer essa questão, vamos falar agora sobre alguns aspectos importantes relacionados ao assunto.
Por favor, lembre-se que nossa intenção não é a redação de um documento técnico. O que apresentamos abaixo foi extraído da literatura e de outras fontes de informação.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Segundo Kinlaw (1997), o conceito de desenvolvimento sustentável se popularizou através do trabalho e das publicações da World Comission on Environment and Development (WCED). Em 1987 a WCED publicou o relatório intitulado Our Commom Future (Nosso Futuro Comum) que define o desenvolvimento sustentável como: "(...) desenvolvimento (...) que atenda as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades" (WCED apud Kinlaw, 1997, p.82).
Cabe salientar que o desenvolvimento sustentável não nega a necessidade do progresso tecnológico.
Segundo Donaire (1995) o desenvolvimento social tem três vertentes principais: crescimento econômico, equidade social e equilíbrio ecológico.
A ECOBELA está fazendo a sua parte.
PLÁSTICOS
A palavra "Plástico" deriva do grego "plastikos" que significa "moldáveis".
O Plástico é um material facilmente encontrado na vida moderna, quer seja em aplicações comerciais ou domésticas. É muito valorizado, entre outros aspectos, pelo baixo custo, resiliência, impermeabilidade, transparência, capacidade de vedação e facilidade de fabricação.
Em janeiro de 2005, uma avaliação de ciclo de vida feita pela GUA – (Gesellschaft fürumfassende Analysen) de Viena demonstrou que (...) os produtos plásticos freqüentemente proporcionam economia de energia, sob o ponto de vista do equilíbrio de energia do ciclo de vida total em comparação com o ciclo de materiais alternativos. Exemplos de tal economia de energia através de produtos plásticos são:
• Substituição de materiais que consomem muito mais energia durante a produção de uma
mesma unidade funcional (ex. vidro)
• Desempenho de uma função específica com menor quantidade de material (ex. embalagem)
• Economia de combustível devido à redução do volume (transporte, veículos)
• Economia de energia devido ao isolamento térmico (em locais nos quais o isolamento com outros materiais seria menos eficiente, tecnicamente complexo, ou muito caro)
• Economia de recursos por evitar perdas ou danos aos produtos embalados.
Porém, essas mesmas características e benefícios que tornam o plástico tão útil e econômico podem se tornar um grande problema quando o seu descarte se faz necessário.
Descartados inapropriadamente, promovem entre outros efeitos, a poluição visual; e mesmo em situações mais controladas, como em deposições em aterros sanitários, podem formar camadas impermeáveis que dificultam as trocas líquidas e gasosas geradas por materiais compostáveis (Bidone, R.F.A.; Povinelli, J. Conceitos Básicos de Resíduos Sólidos, São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos, 1999).
Esse foi o grande desafio da Ciência.
RECICLAGEM
Pode ser entendida como o "reprocessamento" do material para ser utilizado novamente. Difere do conceito de reutilização.
A reciclagem de embalagens plásticas chama a atenção da sociedade, mundialmente, face ao crescente volume de utilização e as implicações ambientais inerentes ao seu descarte não racional pós-consumo. Quando falamos de reciclagem, é importante considerar que existem muitos aspectos benéficos envolvidos, com reflexos sócio-econômicos diretos relacionados com a melhoria da qualidade de vida da população, geração de renda, e atenuação de problemas ambientais. Além da questão ambiental, em termos econômicos, usando o plástico reciclado é possível economizar até 50% de energia que seria utilizada na produção de plástico virgem, assim como diminuir a quantidade de resíduos nos aterros sanitários aumentando a vida útil dos materiais plásticos (PLASTIVIDA, 2003).
PLÁSTICOS OXI-BIODEGRADÁVEIS
Esta nova tecnologia produz um plástico que se degrada através de um processo de Óxi-Biodegradação.
O termo "oxi-biodegradação" pode ser entendido como a degradação resultante de fenômenos oxidativos e da ação de enzimas tanto de forma simultânea como sucessiva (Scott, G. Green Polymers. Polymer Degradation and Stability. Vol 68, 1-7.2000).
Essa tecnologia baseia-se na introdução de uma quantidade muito pequena de aditivo pró-degradante durante o processo de fabricação convencional, resultando em uma mudança no comportamento do plástico. Essa mudança, por sua vez, se traduz na degradação oxidativa acelerada do plástico quando submetido à ação da radiação UV, do calor e de tensões mecânicas. Esses estímulos irão gerar a quebra da cadeia molecular do material plástico em fragmentos menores e "ricos" em grupos oxigenados, os quais podem ser biodegradados por um grande número de enzimas, pois poderão ser consumidos por bactérias e fungos.
Por causa disso ele pode ser chamado "biodegradável".
O material deixa então de ser plástico e se torna uma fonte de alimento. Tal processo continua até que o material tenha se biodegradado em CO2, água, e húmus, o que não deixa fragmentos de petro-polímeros no solo.
Diferentemente do PVC, os polímeros a partir dos quais o plástico oxi-biodegradável é feito não contêm organoclorados.
O período para o processo de degradação é controlado pela composição do aditivo utilizado e pode ter duração de alguns meses até alguns anos.
Lembrando sempre que o fato de o plástico ser óxi-biodegradável / biodegradável não significa que o seu descarte pode ser realizado de qualquer maneira.
CONSCIÊNCIA
O fato de o plástico biodegradável poder se decompor dezenas (ou até centenas) de vezes mais rapidamente que o plástico convencional, não significa que podemos jogá-lo no meio ambiente.
Devemos, enquanto cidadãos, manter a nossa cidade sempre limpa e bonita. Afinal, essa é a nossa casa, o nosso Brasil, o nosso Mundo!
VANTAGENS DOS OXIBIODEGRADÁVEIS
Em suma, os plásticos oxi-biodegradáveis possuem as seguintes vantagens:
Eles se degradarão em qualquer ambiente, interno ou externo, no qual haja ar, mesmo na ausência de água;
Plástico oxi-biodegradável pode ser programado, durante sua fabricação, para que se degrade em um espaço de tempo que atenda às necessidades do usuário;
Plásticos oxi-biodegradáveis são mais versáteis;
Podem ser transparentes, para que alimentos ou outros conteúdos possam ser vistos claramente;
Podem ser reciclados e fabricados a partir de reciclados;
Podem ser compostados, contudo, por causa da liberação lenta de carbono pelo plástico oxi-biodegradável, o carbono se torna uma fonte de alimento para plantas em crescimento;
Menos energia é necessária para produzi-los e transportá-los;
Não contêm ingredientes geneticamente modificados;
Não emitem metano durante a oxidação;
Não contêm organoclorados;
São seguros para contato direto com alimentos;
São ideais para alimentos congelados porque podem ser mantidos em temperaturas abaixo de zero por longos períodos e não começarão a degradar até que os alimentos sejam utilizados e a embalagem se torne descarte.
Copyright © 2016 Desenvolvido por SuperOlho.com. Todos direitos reservados a Eco Bela